Redes Social



twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemailhttps://www.wowapp.com/w/andrecafe/joinhttps://www.instagram.com/andrecafee/

sábado, 27 de agosto de 2011

Técnica moderna abastece arquipélago Fernando de Noronha com água do mar


O maior sistema do Brasil de água do mar para abastecimento humano acaba de ser inaugurado em Fernando de Noronha eliminando o racionamento de água em um dos destinos mais procurados por turistas do mundo inteiro. A obra, um investimento de R$ 2,5 milhões com recursos do PRODETUR, é uma ação inovadora da companhia, que triplicou a capacidade de tratamento da água captada no mar e transformada em água potável. As bombas adquiridas na Dinamarca são de alta potência e permitem a triplicação da capacidade de tratamento de água do mar. Antes da obra de ampliação, o sistema produzia 5,6 litros de água por segundo. Agora, são 15 l/s graças à instalação de um quarto módulo de tratamento de água. “Essa produção garante um abastecimento diário na Ilha, sem a preocupação do nível de armazenamento do Açude Xaréu, única barragem da Ilha e que, durante períodos de seca, ficava vazia”, afirma Roberto Tavares, presidente da Compesa.
“As bombas têm capacidade para puxar 100 litros de água por segundo e transforma 30 litros por segundo em água potável, devolvendo 70% ao mar, à natureza”, explicou Tavares.Para realizar o processo de dessalinização da água do mar de Fernando de Noronha, a Compesa utiliza a tecnologia BMET, um sistema de alta pressurização que conta com duas bombas submersas e um motor elétrico. 'Antes da ampliação, conseguíamos abastecer todo o arquipélago durante a baixa estação e 70% da ilha na alta estação. Agora Noronha será abastecida o ano inteiro', afirma Tavares.

Nenhum comentário:

 
BLOG DO ANDRÉ CAFÉ
SÓ JESUS SALVA
//