quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O CARRO MAIS ECONÔMICO DO MUNDO




Um grupo de estudantes da Université Laval construiu um dos carros mais eficientes no que diz respeito ao consumo de combustível. Batizado de Alerion, o veículo possui apenas três rodas e faz aproximadamente 2564,8 mpg (milhas por galão), o equivalente a 1090,3 quilômetros por litro.
O carro é resultado de uma iniciativa da empresa Shell, que promove o Shell Eco-marathon, uma competição que desafia alunos a criar, construir e dirigir veículos que sejam mais eficientes no consumo de combustível do que aqueles presentes no mercado ou criados em edições anteriores do evento.
A estrutura do Alerion não é das mais confortáveis e a velocidade máxima do veículo é de apenas 24,14 km/h (15 mph), mas características como essas não são avaliadas no Shell Eco-marathon. O que os juízes da competição avaliam é o consumo de combustível e a originalidade da tecnologia envolvida.
O objetivo da Shell Eco-marathon é simples: completar dez voltas em torno do Houston Park a uma velocidade de 15 mph, consumindo a menor quantidade de combustível possível. Os carros utilizam de gasolina a biodiesel para mover os carros.
Este ano a empresa responsável pela competição criou uma categoria especial, a e-mobility. Nela, apenas carros que utilizem energia alternativa (elétrica, solar, hidrogênio) podem competir.

Nenhum comentário: