sexta-feira, 8 de julho de 2011

Nasa: novo sistema de filtragem de urina

A última missão do programa de ônibus espaciais americano terá um teste de uma nova tecnologia que transforma urina em bebida potável. Nesta sexta-feira, o ônibus Atlantis será lançado da plataforma localizada em Cabo Canaveral, no estado da Flórida, às 11h26 (às 12h26, horário de Brasília).

De acordo com a revista americana "Wired", o novo sistema filtra as impurezas da urina em uma solução de açúcar e, nesta missão será testado com um fluido especial. Os testes com urina verdadeira serão realizados posteriormente.

Uma máquina, usada atualmente pelos astronautas, já possibilita a retirada de água potável através da filtragem de urina, porém precisa de energia externar para funcionar. O novo sistema é uma bolsa do tamanho de um livro que não precisa de fonte de energia.

A Nasa procura por possíveis danos na estrutura do Atlantis depois que um raio caiu a pouco mais de um quilômetro de distância do ônibus espacial nesta quinta-feira. Os engenheiros revisam rapidamente os dados e fazem testes para determinar se o raio afetou o corpo da nave ou qualquer equipamento de apoio à plataforma.

Nenhum comentário: