Redes Social



twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemailhttps://www.wowapp.com/w/andrecafe/joinhttps://www.instagram.com/andrecafee/

sábado, 2 de julho de 2011

Estudo diz que passagem de aviões gera chuvas sobre aeroportos




Um estudo publicado nesta quinta-feira na revista Science afirma que a passagem de aviões através das nuvens pode causar chuvas e nevadas. O fenômeno provocaria uma maior precipitação de chuva nas áreas próximas a aeroportos, onde os aviões atravessam nuvens mais baixas e há o trânsito de muitas aeronaves por dia.
O efeito ocorre graças à expansão e esfriamento do ar atrás das turbinas do avião e em cima das asas. A queda de temperatura pode congelar as finas gotas de água nas nuvens, formando cristais de gelo. O processo avança até surgir um canal de cristais na camada das nuvens, que pode expandir-se por horas, aumentando a precipitação de chuva da nuvem, diz o artigo.
Os cientistas acreditam que não é provável que este fenômeno afete o clima global, mas dado que muitos dos grandes aeroportos possuem uma camada de nuvens baixas durante o inverno, isto poderia gerar a necessidade de retirar o gelo dos aviões com mais frequência. Andrew Heymsfield, do Centro Nacional para Pesquisa Atmosférica em Boulder, no Colorado, e pesquisadores em outras partes dos Estados Unidos, estudaram imagens dos canais nas nuvens registradas por satélites, e depois usaram modelos computadorizados de previsão meteorológica para simular o crescimento e a evolução das nuvens.
Estas nuvens com canais, induzidas pelos aviões, foram documentadas durante décadas e frequentemente atribuídas ao lançamento de foguetes ou à passagem de objetos não identificados. Uma nuvem flutuou sobre Moscou em 2009 e gerou especulações e teorias conspiratórias. Segundo a nova pesquisa, as camadas de nuvens extremamente frias podem ser encontradas em um raio de 100 km ao redor dos grandes aeroportos do mundo.



Nenhum comentário:

 
BLOG DO ANDRÉ CAFÉ
SÓ JESUS SALVA
//