sábado, 2 de julho de 2011

Carro elétrico da McLaren F1


A Gordon Murray Design, empresa que pertence ao criador da McLaren F1, Gordon Murray, exibiu um novo modelo compacto chamado T.27. Com um apelo urbano, este carro promete ser o carro elétrico mais eficiente do mundo, segundo sua fabricante, que investiu 9 milhões de libras (R$ 22,7 milhões) neste projeto. O T.27 demorou 17 meses para ficar pronto e o motor elétrico utilizado é parte da parceria entre a Gordon Murray Design e a Zytek Automotive Ltda.
O visual compacto do carro deixa claras as intenções da empresa de Murray: um modelo ultracompacto feito para as cidades e suas dimensões prova isso. Segundo a fabricante, o T.27 possui 2,5 m de comprimento, 1,3 m de largura, 1,6 m de altura e uma distância entre eixos de 1,78 m. Graças às medidas reduzidas, o carro pesa 680 kg, contanto com as baterias de íon-lítio de 12 kWh. Com a propulsão elétrica, o T.27 alcança uma velocidade máxima de 105 km/h e faz de 0 a 100 km/h em menos de 15s. De acordo com a Gordon Murray Design, o compacto elétrico possui uma autonomia de 210 km.
Para a empresa de Murray, o caminho para a fabricação de carros realmente sustentáveis e menos poluentes é a redução do peso nos componentes usados. “Isso é uma verdade para todos os carros, especialmente os veículos elétricos”, disse o criador do T.27. “Um carro leve necessita de baterias leves, fatores que aumentam aos índices de segurança e reduzem os preços”, completou Murray.
Quando comparado com outros modelos elétricos, o T.27 sai na frente. Conforme informado pela Murray Design, o compacto consome 29% a menos de energia do que um smart EV, contra o Mitsubishi iMiEV o T.27 é 36% melhor e comparando com o MINI–E a diferença a favor do carro de Murray é de 86%.
A empresa que fabricará o T.27 em série ainda não foi confirmada, porém, Murray informou que já contatou três possíveis pretendentes para produzir o compacto elétrico. A primeira aparição oficial do modelo em público será no dia 5 de novembro deste ano, em Londres, Inglaterra. 

Nenhum comentário: