quarta-feira, 11 de maio de 2011

Celular: baterias vão carregar com conversas por voz

Engenheiros eletricista do Instituto de Nanotecnologia da Universidade de Sungkyunkwan, Coreia do Sul, desenvolveram uma técnica que permite carregar a bateria do telemóvel usando a voz humana.

A tecnologia transforma o som em eletricidade, seja com o utilizador a conversar ao telefone, ou com o dispositivo em contacto com músicas e ruído de fundo. «O som que está sempre presente no nosso quotidiano  tem sido usado como inspiração. Ele motivou-nos a realizar a geração de energia, transformando energia sonora de música, fala ou ruído em energia elétrica, explicou o desenvolvedor Sang-Woo Kim ao The Telegraph.

A tecnologia usa nanofios de ZnO (óxido de zinco) dispostos entre dois eléctrodos. Um captador de som é adicionado ao sistema, permitindo que, com as vibrações sonoras, os fios de óxido de zinco se comprimam e voltem ao normal, gerando eletricidade.

Um protótipo da tecnologia foi capaz de converter um som de cerca de 100 decibéis – o equivalente ao ruído dos carros – em 50 milivolts de energia elétrica. 

Nenhum comentário: