Redes Social



twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemailhttps://www.wowapp.com/w/andrecafe/joinhttps://www.instagram.com/andrecafee/

segunda-feira, 18 de abril de 2011

TEM INÍCIO A SEMANA SANTA


Fiéis de todo o Estado celebraram no dia de ontem o Domingo de Ramos, data que marca o fim da Quaresma e o início das celebrações da Semana Santa, a festa mais importante do calendário cristão. No Recife o dia foi lembrado com uma missa na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco do Recife, localizada no bairro de Santo Antônio, Centro da Cidade. A missa, celebrada pelo frei Francisco Fernandes, lembrou o momento em que Jesus entrou em Jerusalém e foi aclamado com ramos de Oliveiras, como rei dos Judeus. Minutos antes da missa, fiéis deram uma volta no pátio interno da Igreja empunhando ramos. O ritual foi repetido algumas vezes durante a celebração como uma aclamação a Jesus. 

“É refletindo sobre a paixão, morte e ressurreição de Jesus que vamos celebrar a Semana Santa. Ele deu sua vida por nós. Por isso temos que defendê-la, respeitá-la e amá-la. Nessa cultura da violência em que vivemos, onde as pessoas ma­tam umas as outras por banalidades, temos que olhar para os ensinamentos de Jesus e aprender com eles”, comentou o frei Francisco Fernandes. A missa, que teve início às 8h, foi acompanhada por dezenas de fiéis com orações e cantos católicos.

Na Missa de Ramos, o calvário e a paixão de Cristo serviram para que os fiéis refletissem sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2011 - “Fraternidade e a Vida no Planeta”. O objetivo da campanha é de contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas. Também motivá-las a participarem dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta. As comemorações da Semana Santa se estendem até o próximo domingo, data lembrada como a da ressurreição de Cristo.  Na próxima quinta-feira, às 17h, haverá a primeira celebração do Tríduo Pascal, a missa da Última Ceia com a cerimônia do lava-pés. Os católicos vão rezar e relembrar o momento em que Jesus Cristo reuniu os 12 apóstolos e, num gesto de humildade, lavou os pés daqueles que eram os seus principais seguidores. 

Já na sexta-feira, é o dia de tristeza pela morte de Jesus. Mas também marca a expectativa por sua ressurreição. A Paixão do Senhor e a cerimônia do Beijo da Cruz acontecem no Convento de Santo Antônio, no Recife, às 15h. A Cruz fica exposta à veneração dos fiéis. Não há missas em lugar nenhum. Em seguida, acontece a Procissão do Senhor Morto pelas ruas da cidade, saindo da Capela Dourada. Essa é a única data que se tem atividades religiosas na Capela Dourada, que foi tombada em 1938 pelo Iphan. Ainda na sexta, a partir das 16h, será realizada a Procissão do Senhor Morto pelas ruas do Centro da Cidade, saindo da Capela Dourada e voltando para a Igreja da Ordem III de São Francisco do Recife. A procissão, que acontece em todo o mundo, relembra o sofrimento de Jesus até a morte no Calvário. O cortejo conduz a imagem de Nosso Senhor Morto. No Sábado de Aleluia, a partir das 17h, haverá a Vigília Pascal, no Convento de Santo Antônio do Recife. A cerimônia começa com a bênção do novo fogo, símbolo de que Jesus é a luz do mundo. 

No domingo, será celebrada a Missa Solene da Ressurreição do Senhor, mais conhecida como a Missa de Páscoa, encerrando a programação da Semana Santa. Na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco do Recife, a celebração, que será toda cantada pelo Coral da Capela Dourada, será realizada às 8h, em seguida haverá confraternização pascal, na sacristia da Igreja.

Nenhum comentário:

 
BLOG DO ANDRÉ CAFÉ
SÓ JESUS SALVA
//