segunda-feira, 18 de abril de 2011

LISTA DE DISPOSITIVOS QUE O SMARTPHONE TORNOU OBSOLETO


No início desta semana, a Cisco declarou a morte da sua filmadora de bolso, a Flip, por culpa do sucesso dos smartphones e de suas câmeras embutidas. Pensando no quão poderoso pode ser esse dispositivo móvel, o site The Huffignton Post fez uma lista de nove gadgets que se tornaram obsoletos com a popularização dos smartphones. Confira abaixo a lista dos possíveis "defuntos tecnológicos":


1) Gravadores de voz: esqueça fitas-cassetes (você ainda lembra delas?), baterias, microfones e aquele som distorcido e barulhento. Os smartphones têm microfone e capacidade de armazenamento embutidos, logo, não existe motivo para o usuário carregar consigo outro dispositivo com esse fim.

2) Despertadores: se você tem um celular, é possível que ande para lá e para cá com ele, certo? Inclusive na hora de dormir, é capaz dele ficar em algum lugar bem próximo da cama. Sendo assim, nada mais óbvio do que ele virar também seu despertador, uma vez que ele possui essa função. Os alarmes são inclusive anteriores aos smartphones, existem desde os tempos em que os celulares não eram tão inteligentes, logo, é bem provável que aquele seu rádio relógio tenha ido para o lixo, ou, caso você seja muito apegado, para o fundo de um baú.

3) MP3 Players: muitos iPods ainda estão por aí, mas a medida em que os usuários trocam seus celulares por smartphones, a probabilidade deles saírem de circulação só aumenta. Por que carregar dois dispositivos se você pode ter tudo em um só? Mas, é claro, mp3 players com uma memória gigantesca ainda podem ser muito úteis naquelas viagens longas, por exemplo.

4) Telefones com fio: mesmo com a invenção do telefone sem fio, antes dos celulares e dos smartphones, muito gente ainda tem em casa aparelhos com fio, por conta da sua conta de telefone fixo. Mas, se você parar para pensar, quantas vezes você recebe ou faz ligações nesse número? Somente amigos íntimos e antigos, ou cobranças, ligam no número fixo. Afinal, por meio do smartphone, você pode ser encontrado onde estiver: caminhando ou almoçando, ou ainda em locais não apropriados para ter uma conversa telefônica, como o cinema.

5) Câmeras filmadoras: se você não é um profissional do vídeo e tampouco ambiciona o prêmio de melhor documentário do National Geographic, você provavelmente irá se contentar com as câmeras de vídeo que vem embutidas nos smartphones. Algumas delas têm resoluções tão altas que fazem vídeos com uma qualidade digna de cinema.

6) GPS: eles foram um dos primeiros dispositivos móveis, afora o celular. Ainda ocupam lugar de destaque na jornada de trabalho de taxistas, motoristas de lotação e ônibus, mas para o usuário comum, é (ou foi?) facilmente substituível pelo smartphone, que também possuem GPS integrado.

7) Relógio de pulso: alguém ainda usa por outro motivo que não seja estilo, apenas? Faz algum tempo que até as pessoas mais preocupadas em ser pontuais substituíram o relógio pelo digital do smartphone.

8) Lanterna: acabou a luz na sua casa ou você derrubou algo atrás do sofá e não encontra? Existem aplicativos para isso no seu smartphone, não precisa se preocupar em procurar aquela lanterna de acampamento ou mesmo as velas no fundo da gaveta. E, é claro, os fósforos.

9) Câmeras fotográficas: a moda de tirar fotos de si mesmo que começou com as câmeras fotográficas portáteis chegou aos smartphones e ficou. Mesmo os amantes da fotografia reconhecem que para tirar fotos por aí sem estar preparado para a máquina do smartphone é a melhor opção. As imagens ficam distantes daquelas máquinas grandes, pesadas e profissionais que, é claro, fazem fotos lindas, mas não podem ser carregadas facilmente para todos os lados, como seu smartphone.

Nenhum comentário: