Redes Social



twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemailhttps://www.wowapp.com/w/andrecafe/joinhttps://www.instagram.com/andrecafee/

quarta-feira, 2 de março de 2011

Nanoscópio


Em breve os cientistas poderão observar vírus em ação pela primeira vez utilizando o microscópio óptico mais poderoso do mundo. Segundo o site do Daily Mail, pesquisadores britânicos da Universidade de Manchester desenvolveram o instrumento que tem quebrado todos os recordes para a ampliação de pequenos objetos.
O "nanoscópio", apresentado na edição da revista Nature Comunicações, é capaz de examinar objetos com 50 nanômetros de diâmetro - 20 vezes menores que o limite atual para microscópios ópticos. Para se ter ideia da dimensão, um centímetro corresponde a 10 milhões de nanômetros.
Os microscópios eletrônicos, que utilizam um feixe focalizado de elétrons em vez de luz, permitem visualizar imagens extremamente pequenas, mas têm limitações. Ou eles são concebidos apenas para ver os detalhes de superfície, ou exigem seções extremamente finas, o que dificulta visualizar as estruturas biológicas.
O novo instrumento emprega pequenas partículas esféricas para empurrar os limites técnicos dos microscópios ópticos. "Não só temos sido capazes de ver os itens de 50 nanômetros, como acreditamos que seremos capazes de ver os itens muito menores", afirmou o professor da Universidade de Manchester, Lin Li, que conduziu o projeto.
"A forma mais comum de ver artigos minúsculos atualmente é com um microscópio eletrônico, e mesmo assim você não consegue ver dentro de uma célula - apenas o exterior. Ver a estrutura celular e os vírus que vivem diretamente pode revolucionar a forma como as células são estudadas e nos permitir examinar atentamente os vírus pela primeira vez", disse o professor.

Nenhum comentário:

 
BLOG DO ANDRÉ CAFÉ
SÓ JESUS SALVA
//