Redes Social



twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemailhttps://www.wowapp.com/w/andrecafe/joinhttps://www.instagram.com/andrecafee/

terça-feira, 15 de março de 2011

Deputados discutem construção de usina nuclear em Pernambuco



A provável construção de uma usina nuclear no Estado de Pernambuco foi tema de debate na tarde desta segunda (14 de março), na Assembleia. O deputado Daniel Coelho, do PV, lembrou que a cidade de Itacuruba, no Sertão do São Francisco, já foi apontada pela estatal Eletronuclear como primeira opção para a instalação do empreendimento.

Coelho anunciou ser contrário à iniciativa, afirmando que o lixo radioativo produzido por uma usina desse porte precisa ser armazenado por dez mil anos. Na opinião do deputado, esse é um investimento perigoso, pois Pernambuco não tem estrutura para se recuperar na hipótese de um acidente radioativo.

De acordo com Daniel Coelho, os recursos para a construção da usina deveriam ser utilizados em ações de incentivo à geração de energia limpa, como a eólica e a solar. Em aparte, Maviael Cavalcanti, do Democratas, também demonstrou temor com a possível construção de uma usina nuclear no Estado.

O deputado Rodrigo Novaes, do PTC, lembrou que o assunto será debatido mais detalhadamente em audiência pública na Assembleia. Os deputados Raimundo Pimentel, do PSB, Carlos Santana, do PSDB, e Isabel Cristina, do PT, questionaram a decisão de Daniel Coelho em debater o tema no atual momento, em que o mundo está sensibilizado pelo acidente ocorrido no Japão.

Na última semana, um terremoto e um tsunami atingiram o país asiático, matando milhares de pessoas. Uma das consequências do desastre natural foi a explosão de dois reatores da Usina Nuclear de Fukushima, ao norte de Tóquio.

Nenhum comentário:

 
BLOG DO ANDRÉ CAFÉ
SÓ JESUS SALVA
//