sexta-feira, 4 de março de 2011

Beijo: fique atento com a sífilis




Além de correr atrás dos trios elétricos e dançar bastante durante os cinco dias de carnaval, tem gente que aproveita a folia pra beijar muito na boca. Só que os foliões devem ficar atentos com as doenças que podem ser adquiridas pelo beijo, entre elas a sífilis. Mais conhecida como uma doença sexualmente transmissível, a sífilis também pode ser passada através da saliva. Isso porque no segundo estágio da doença surgem pequenas feridas na boca.

O assessor técnico do programa nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Valdir Pinto, explica que a transmissão da doença pelo beijo depende da fase da doença. “É preciso saber o seguinte: a ferida não vai estar do lado de fora da boca. É uma ferida pequena, que pode estar na parte interior dos lábios. Então, qualquer um pode pegar sífilis sem nem se dar conta do risco. Mas é importante ressaltar que só passa pelo beijo se a ferida estiver na boca. Caso esteja no pênis ou na vagina não irá passar pelo beijo, mas pode passar pela relação sexual, caso não use o preservativo”.

Segundo Valdir Pinto, por ano surgem quase um milhão de novos casos de sífilis no Brasil. Por isso, a recomendação é sempre usar camisinha nas relações sexuais, inclusive durante o sexo oral e ficar atento se o parceiro tem alguma ferida suspeita na boca.

Nenhum comentário: