terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Prédio em forma de pirâmide é auto-sustentável e pode abrigar um milhão de pessoas


Pyramid City (Imagem:Divulgação)
Martijn Kramer, diretor do Instituto Internacional para o Meio Ambiente Urbano disse que “o Projeto Zigurate pode ser viável do ponto de vista técnico. No entanto refletindo a partir de uma abordagem holística sustentável, quero saber se o abastecimento de alimentos e sistema de resíduos serão atendidos, já que o conceito parece bastante baseado em economia de neutralidade em carbono e energia”.

 
A Pyramid City é um edifício de 2,3 km², projetado para ser auto-suficiente e neutro em carbono. Segundo os designers responsáveis pelo projeto, a estrutura pode atender a uma comunidade de um milhão de pessoas e toda a energia necessária será gerada através tecnologias renováveis, como turbinas eólicas e energia a vapor.
A "Zigurate", nome dado à pirâmide, foi inspirada pelas torres do templo do antigo vale da Mesopotâmia. A empresa de design ambiental de Dubai, Timelinks, escolheu este projeto para descrever como seria uma cidade sustentável do futuro.
Ridas Matonis, diretor da Timelinks, disse que "a comunidade de Zigurate pode ser quase que inteiramente auto-suficiente energeticamente, além de usar energia a vapor no edifício, que também irá empregar tecnologia de turbinas eólicas para aproveitar os recursos energéticos naturais".
A empresa diz que o projeto não trata apenas de reduzir a pegada de carbono. Os 2,3 km² de pirâmide abriga muitos outros benefícios. Eles propõem que cidades inteiras possam ser acomodadas em complexos que ocupam menos de 10% da superfície original. Paisagens públicas e privadas serão utilizadas para atividades de lazer ou irrigação em terras agrícolas.
O projeto também terá como objetivo melhorar a qualidade de vida dos habitantes. O transporte de todo o complexo seria ligado por uma rede integrada de 360 graus (horizontal e vertical) assim, dispensando o uso de carros. A biometria proporcionaria segurança através da utilização de tecnologia de reconhecimento facial.
A empresa já patenteou o design e as tecnologias incorporadas ao projeto e solicitou à União Europeia uma bolsa para projetos técnicos.

Nenhum comentário: