domingo, 9 de janeiro de 2011

Voluntários de simulação de voo a Marte não buscarão extraterrestres

      Os voluntários da simulação de um voo a Marte não buscarão extraterrestres durante suas três saídas previstas ao simulador da superfície marciana, declarou o diretor do projeto "Marte-500", Boris Morukov, em entrevista divulgada neste sábado pela agência "Interfax".

     "Buscarão sinais de vida? Não sei. Em todo caso, por enquanto não temos planejado homenzinhos verdes nem animais que se arrastem pela superfície", disse Morukov ao explicar em que consistirão as caminhadas, que terão uma duração de cerca de duas horas.
      Uma das saídas à superfície artificial, a terceira e última, "será dedicada à resolução de situações de emergência".
     "Assim, segundo o roteiro, um dos participantes cairá e machucará a mão durante o trabalho na superfície marciana" e um segundo voluntário deverá examinar seu colega e socorrê-lo.


      Já na primeira saída, dois participantes deverão extrair do módulo de descida do simulador da superfície marciana, de 1,2 mil metros cúbicos, todos os equipamentos necessários, realizar os preparativos pertinentes e ativá-los.
     Durante a segunda caminhada, os tripulantes deverão explorar a superfície marciana e extrair amostras do terreno para levar à Terra.
    Este experimento, que começou em 3 de junho, servirá para estudar a compatibilidade psicológica e a tolerância dos membros de uma tripulação durante um voo interplanetário. 

Nenhum comentário: