terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Hologramas

Quando o famoso holograma da princesa Leia diz: “Me ajude, Obi-Wan Kenobi”, em Star Wars, tudo não passa de ficção científica. Mas agora você pode assistir hologramas reais em movimento que são filmados em um ponto e, em seguida, projetados e visualizados em outro.

“O holograma é mais ou menos do tamanho e da resolução da princesa Leia no filme”, disse Nasser Peyghambarian, um cientista ótico da Universidade do Arizona e líder de uma equipe de pesquisa que demonstrou recentemente a tecnologia, segundo a revista Nature.

Os hologramas não são tão rápidos quanto os de Hollywood. A princesa se move muito mais devagar – a exibição muda de quadro apenas a cada dois segundos, muito mais lento do que, por exemplo, os 30 quadros por segundo de um vídeo. Mas, ao contrário da ficção científica, os hologramas estão realmente acontecendo e em tempo quase real: um sujeito é filmado em uma sala, os dados processados por um computador são enviados via Ethernet para outra sala e, em seguida, feixes de laser começam a trabalhar. Pronto: sua telepresença holográfica aparece e se move, ainda que aos solavancos, em detalhes aparentemente sólidos (até alguém passar a mão por ele).

Pesquisas inovadoras em holografia estão acontecendo nos laboratórios e empresas de todo o mundo, disse Lisa Dhar, gerente de tecnologia sênior da Universidade de Illinois, Urbana-Champaign, que é especialista em materiais holográficos.

Nenhum comentário: