Redes Social



twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemailhttps://www.wowapp.com/w/andrecafe/joinhttps://www.instagram.com/andrecafee/

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Genoma de feto é analisado a partir do sangue da mãe


É uma nova ferramenta que poderá vir a alargar o leque de exames pré-natais. A equipa liderada pelo investigador Dennis Lo, da Universidade Chinesa de Hong Kong, conseguiu pela primeira vez sequenciar o genoma de um feto a partir de uma amostra de sangue da mãe.
Em 1997 Dennis Lo descobriu que era possível detectar o ADN do feto no sangue da mãe, o que prometia métodos menos invasivos de rastreio que as actuais amniocentese e amostra das vilosidades coriónicas.
Durante anos, a dificuldade em distinguir o ADN da mãe do ADN fetal dificultou a aplicação clínica deste conhecimento mas agora a equipa garante já haver tecnologia para detectar qualquer doença genética a partir do sangue da mãe.


Os custos tecnológicos, contudo, do processo tornam para já o passo apenas uma "prova de conceito". Custaria algo como 200 mil dólares por caso, avançou Dennis Lo, citado pela News Scientist. O cientista espera ter um teste a cinco doenças comuns por 2000 euros disponível no próximo ano.

Nenhum comentário:

 
BLOG DO ANDRÉ CAFÉ
SÓ JESUS SALVA
//