Redes Social



twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemailhttps://www.wowapp.com/w/andrecafe/joinhttps://www.instagram.com/andrecafee/

sábado, 16 de outubro de 2010

Queniano constroi seu próprio avião


Um geek queniano sem qualquer conhecimento ou experiência em aeronáutica decidiu construir seu próprio avião. E conseguiu. Ele pretende em breve fazer o vôo inaugural sobre a cidade de Kitengela, nos arredores de Nairóbi.

O site AVWeb contou na última quarta-feira a história de Gabriel Nderitu, de 42 anos, um especialista em tecnologia que decidiu fazer um avião. No maior espírito hacker (ou seja: pesquise, experimente, faça você mesmo), ele levou cerca de um ano para construir a aeronave, junto com 5 outros homens. Antes disso, passou seis meses pesquisando na internet informações sobre aviões (e ainda dizem na escola que não vale pegar informações da web). Tudo isso trabalhando apenas nos finais de semana.

Nderitu utilizou um motor Toyota de 4000 rpm, asas de alumínio e hélice de madeira de 1,87 metro. Segundo ele, um pouco do processo foi como reinventar a roda, já que ele fez muita coisa do zero, não apenas olhar e tentar copiar. Quando totalmente montado, o avião pesa cerca de 800 quilos.

O aviador espera concluir em breve sua aeronave. Nderitu afirma que pensa nisso há muito tempo, e quer apenas tirar tudo isso de sua cabeça, mesmo que sua obra nunca saia do chão. Não há informações sobre se as normas aeronáuticas do Quênia permitem a homologação de aviões feitos em casa.

O site PopSci lembra que dois outros quenianos já tentaram fazer sua própria aeronave, mas Nderitu será o primeiro a realmente conseguir, caso sua máquina levante vôo.

O canal de televisão CitizenTV, do Quênia, apresentou uma entrevista com Nderitu, que pode ser vista no YouTube pela URL tiny.cc/aou9o . Olhando para a aeronave, é de duvidar que ela saia do chão. Mas pode ser que tenham dito isso também do 14-bis de Santos Dumont – que, a bem da verdade, quase não levantou vôo, ao contrário dos Irmãos Wright

Nenhum comentário:

 
BLOG DO ANDRÉ CAFÉ
SÓ JESUS SALVA
//