sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Facebook inovando


Uma das maiores reclamações dos usuários do Facebook é que eles gostariam de controlar mais com quem estão compartilhando informações. As configurações de privacidade da rede social já mudaram algumas vezes e basicamente é fácil decidir se você quer que todos os seus amigos ou que o mundo todo receba uma atualização sua. Mas os usuários queriam mais, e a empresa resolveu atender esse pedido.

Para que as pessoas possam compartilhar coisas com grupos menores de amigos - família, colegas de trabalho, a turma do futebol - o Facebook está apostando em uma reinvenção da ferramenta Groups. Espécie de comunidades do Orkut, os grupos, que haviam sido esquecidos, agora devem ter função mais social e menos temática: juntar em um ambiente as pessoas de um círculo social específico e lá compartilhar o que quer seja, conversar, trocar emails - um grupo vai ser uma “lista de emails” dentro do Facebook, com o conteúdo visível apenas para seus membros.

É uma mudança e tanto para uma rede social que de certa forma se esforçava para impedir que as pessoas conseguissem se comunicar em pequenos círculos enquanto Zuckerberg desejava o fim da privacidade. Grupos são fechados automaticamente, embora possam ser abertos ou até secretos, quando a própria existência dos grupos é escondida (o padrão é que o grupos e os membros sejam visíveis, as mensagens trocadas não). Cada grupo é controlado por todos os seus membros. (Embora de forma diferente, o Google também criou grupos no Orkut recentemente)

Outra novidade que Zuckerberg mostrou nesta quarta é que agora usuários do Facebook vão poder baixar para seus computadores o seu perfil completo no site: os comentários que já fez, as atualizações de status, as mensagens que enviou, eventos, fotos, vídeos, tudo salvo em um único arquivo, um backup e histórico da sua vida online. O Facebook também está lançando um novo painel para que os usuários possam saber como aplicações estão usando seus dados. Uma única lista nas configurações de privacidade vai mostras quais aplicativos estão autorizados e que de dados estão sendo usados.

Nenhum comentário: