domingo, 18 de julho de 2010

Lula gigante é filmada pela 1ª vez na superfície


Um pesquisador japonês conseguiu filmar uma lula gigante nas proximidades da ilha de Chichijima, a cerca de 960 quilômetros de Tóquio. Os estudiosos, que fazem parte do Museu de Ciência Natural da capital japonesa, acreditam que é a primeira vez que uma lula gigante é filmada viva e na superfície.

A câmera de Tsunemi Kubodera, chefe da equipe, capturou o momento em que o animal tentava engolir uma lula menor, usada como isca, durante uma expedição. "O vídeo mostra que a lula gigante lutou furiosamente para escapar, expelindo água de seu sifão. Isto significa que elas podem nadar bem rápido, além de sua movimentação normal de apenas deslizar em águas profundas", disse Kubodera, ao mostrar o vídeo para jornalistas.

"Provavelmente este é o primeiro vídeo já feito de uma lula gigante, embora eu ainda não tenha confirmado esta informação", acrescentou Kubodera. A lula tinha 24 pés de comprimento (cerca de 7,3 metros de comprimento) e pesava 50 quilos, afirmou. Kubodera disse que havia começado a filmar momentos antes de um outro membro da equipe capturar a lula gigante com uma armadilha.

Cientistas disseram que a captura a 640 metros de profundidade sugere que um grande número de lulas vivem em grandes profundidades. "As lulas, inclusive as gigantes, são o alimento principal das baleias cachalotes. E uma cachalote precisa comer pelo menos 500 quilos de lula todo dia", disse Kubodera.

"Acredita-se que cerca de duas mil baleias cachalotes vivam na metade ocidental do Pacífico, portanto pode-se concluir a quantidade de lula que deve existir em águas profundas", acrescentou. Segundo ele, os cientistas estudarão os restos do estômago da lula nos próximos meses.

Nenhum comentário: