quarta-feira, 16 de junho de 2010

CPF Online adiado


A incompatibilidade de sistemas entre a Receita Federal e agentes conveniados (Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) retardou para agosto a implantação do sistema de obtenção do CPF online. No mês passado, o secretário da instituição, Otacílio Cartaxo, afirmou que o novo formato deveria começar a funcionar a partir de junho.

Ontem a Receita publicou uma instrução normativa que estabelece os critérios de funcionamento do novo sistema. Os bancos públicos federais e os Correios trabalharão com uma base de dados ligada diretamente à Receita, o que permitirá a emissão do número do CPF na hora. Os demais serviços, como alterações e pedido de 2ª via do comprovante de emissão, também poderão ser feitos diretamente nas agências, com uma única visita.

O novo sistema também extingue o cartão de plástico azul, utilizado até agora. No entanto, os demais cartões e números atuais continuarão valendo. Para todo o sistema estar funcionando em tempo real até agosto, conforme estima a Receita, falta ainda a realização de testes dos sistemas da Caixa Econômica e dos Correios, o que deve ocorrer entre junho e julho.

Nenhum comentário: