quinta-feira, 22 de abril de 2010

Prefeita doa rim para eleitor que conheceu via Facebook nos EUA

A prefeita da cidade americana de East Haven, April Capone Almon, doou seu rim para um eleitor com quem ela fez contato via Facebook.

April, de 35 anos, tinha mais de 1.600 amigos na rede de relacionamento no ano passado. Um deles, Carlos Sanchez, escreveu um post lamentando que precisava de um transplante de rim, mas que todos seus amigos e parentes fizeram testes e nenhum era doador compatível.

Ela o conhecia por conta de atividades e amigos comuns em um subúrbio da cidade, que fica no estado americano de Connecticut. Mas não eram íntimos o bastante para que ela soubesse que ele estava doente.

Sanchez, um pai de 44 que sofria dos rins por causa do diabetes, postou seu problema no Facebook a pedido de seu médico. Ele não acreditava muito que a estratégia poderia dar certo.

Mas April respondeu logo, por meio de uma mensagem privada. Ele não acreditou a princípio que fosse sério.

Mas ela fez o teste e acabou descobrindo que era compatível.

carlos sanchez

April, que é do Partido Democrata, estava concorrendo à reeleição na época, mas ela não divulgou a história da doação. Ela acabou vencendo. "Eu sei que ele votou em mim", brincou ela.

A operação só foi feita depois de uma bateria de testes e de uma longa explicação do processo.

O transplante acabou ocorrendo em 8 de abril, no hospital Yale-New Haven, com sucesso.

Eles receberam alta em menos de uma semana e estão se recuperando bem. O seguro-saúde pagou por todos os procedimentos, e a prefeita já voltou a administrar a cidade de 30 mil habitantes.

Leia mais aqui

Nenhum comentário: