quarta-feira, 10 de março de 2010

Conexão ultraveloz: Cisco anuncia roteador ultrapotente

A fabricante americana de equipamentos de telecomunicações Cisco anunciou ter construído um roteador 12 vezes mais potente que o de seus adversários, que permite conexões à Internet tão rápidas que será possível fazer o download de todos os textos da biblioteca do Congresso americano em apenas um segundo. Este novo roteador "triplica a capacidade de seu antecessor", disse a empresa - líder em equipamentos de rede -, acrescentando que "permite fazer download de toda a coleção impressa da biblioteca do Congresso em pouco mais de um segundo".

O sistema permitirá, por exemplo, que "os filmes sejam baixados em menos de quatro minutos", indicou a empresa. Com 12 vezes a capacidade de tráfego de seu competidor mais próximo, o Cisco CRS-3 "foi concebido para servir de base para a próxima geração de Internet e andar no ritmo de um crescimento fenomenal de transmissões de vídeo, equipamentos portáteis e novos serviços em rede, nesta década e nas próximas", explica o grupo.

O CRS-3 tem capacidade de transmissão de até 332 terabytes por segundo, ou seja, 322 mil gigabytes por segundo. Isto quer dizer, pelo menos na teoria, que este aparelho tem a capacidade de, por exemplo, permitir que toda a população chinesa se conecte em videoconferência simultaneamente. A Cisco informou que a operadora telefônica AT&T já testou seu equipamento, que possui um custo unitário de 90 mil dólares.
Leia mais no DP

Nenhum comentário: