sexta-feira, 19 de março de 2010

Cientistas avançam na criação da capa de invisibilidade

Cientistas europeus conseguiram criar, pela primeira vez, uma estrutura microscópica tridimensional que permite fazer um objeto desaparecer, um avanço no desenvolvimento da "capa de invisibilidade" popularizada pelo bruxinho Harry Potter, e anteciparam trabalhos que serão publicados na edição desta sexta-feira da revista científica americana Science.

Depois de cinco anos, os cientistas finalmente conseguiram produzir metamateriais - materiais compostos que não existem em estado natural - capazes de modificar o deslocamento da luz visível, ao fazê-la deslizar sobre um objeto de forma similar à da água sobre as rochas no fundo de um rio. Desta forma, fica invisível.

Os cientistas já tinham desenvolvido uma estrutura dimensional, mas a nova "capa" é tridimensional, explicou à AFP Nicholas Stenger, do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, na Alemanha, um dos três autores desde estudo.

A primeira "capa de invisibilidade" criada era cilíndrica e o objeto que se queria tornar invisível tinha que ser colocado em seu interior.

Nesta nova pesquisa, um objeto foi posicionado sob uma estrutura microscópica semelhante a um tapete refletor, e o montículo criado ficou invisível, assim como o tapete.

"Qualquer que seja o ângulo por onde se olhe, não se vê nada", explicou o cientista francês.

Ele explicou que a estrutura mede 100 mícrons - um milésimo de milímetro - de comprimento por 30 mícrons de largura e 13 de espessura, e escondia um objeto dez vezes menor.

Este manto de invisibilidade é formado de cristais fotônicos, nanoestruturas que são dispostas de forma a modificar a propagação da luz.
Leia mais aqui

Nenhum comentário: