quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Chamadas de celular são seguras contra hackers ?

Um grupo da indústria de telefonia móvel disse que conversas por celular estão protegidas contra grampos, mesmo depois que um especialista alemão em segurança divulgou um código para decifrar ligações feitas por celulares no mundo inteiro.

Houve receio na semana passada de que ligações de celular poderiam ser facilmente interceptadas depois que o especialista em codificação Karsten Nohl divulgou os resultados de sua pesquisa durante o maior evento de piratas digitais da Europa, em Berlim.

A GSM Association, grupo da indústria com sede em Londres, afirmou que investiu os últimos anos para descobrir como evitar que hackers consigam grampear ligações por celular usando o estudo de Nohl, que ele conheceu em 2007.

Engenheiros da associação descobriram uma solução de curto prazo para bloquear grampos, disse James Moran, chefe de segurança do grupo. O plano envolve fazer pequenas mudanças na configuração da rede de cada operadora.

As operadoras podem rapidamente fazer esses ajustes em configurações já existentes na tecnologia, disse Moran em entrevista. Ele acrescentou que as pessoas não precisam se preocupar.

A pesquisa de Nohl se aplica à tecnologia GSM, usada por 80% dos celulares no mundo inteiro.

Ao longo dos próximos anos, as operadoras GSM adotarão um novo padrão de codificação de conversas, mais difícil de quebrar, explicou Moran.

Leia mais aqui

Nenhum comentário: