segunda-feira, 2 de novembro de 2009

É uma boa:Recife ganha centro de recondicionamento de computadores

Foi inaugurado hoje, no bairro de Apipucos, no Recife, o primeiro Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Norte e Nordeste. A escola trabalha na inclusão digital de jovens e adultos como forma de ajudá-los a entrar no mercado de trabalho. Com quatro turmas, o curso de formação no ofício de recondicionamento de computadores deve formar em janeiro de 2010 105 jovens, com idades entre 16 e 29 anos.

Com duração de oito meses, a capacitação ensina a recuperar máquinas que, a princípio, iriam para o lixo. “Todo o material a ser reformado é fruto de doações. Depois de pronto, todos os computadores serão devolvidos para escolas públicas, associações de moradores e aldeias indígenas”, explicou o coordenador geral da unidade, Domingos Sávio de França. A meta é entregar 45 kits - cada um com dez computadores e um servidor – nas comunidades dos estados da Bahia ao Acre.

Isaías Paulino, 17, conheceu o projeto através de um colega. Há cinco meses aprendendo a montar computadores, ele já se tornou monitor de alunos novatos. “Todos os sábados participo das aulas de inclusão digital monitorando 25 alunos”, afirmou. Para Edgleyson de França, 18, outro aluno do CRC, estudar na unidade é uma ótima oportunidade para entrar no mercado de trabalho. “Espero atuar em empresas como técnico em manutenção de máquinas e instalação de programas”, afirmou.

Para participar do curso de inclusão digital não é exigida idade limite. Atualmente há 350 alunos inscritos nos cursos online na área de gestão de negócios, artes e idiomas. Já para participar do curso de formação de técnicos, que é de gratuito, o candidato deve estar enquadrado na faixa etária exigida (16 a 29 anos), comprovar que a família é de baixa renda e morar em comunidades próximas. O próximo edital deverá sair na primeira quinzena de dezembro.
Fonte - DP

Nenhum comentário: