sábado, 31 de outubro de 2009

Alho: indispensável a saúde



O alho tem uma ação muito ampla. Seus dentes são usados para diminuir a pressão alta, acabar com os microorganismos e aliviar males como a tosse, a bronquite e o resfriado. Além de todas essas características, possui substâncias que reduzem o mau colesterol (LDL) e propriedades antiinflamatórias, sendo também rico em sais minerais indispensáveis para a saúde.

O alho em si

O alho é uma planta herbácea e bulbosa originária da Ásia. Seus princípios ativos são: alicina, alinasa, inulina, nicotinamida, galantamina, ácidos fosfórico e sulfúrico, vitaminas A, B e C, proteínas e sais minerais.

É popularmente usado como condimento. Segundo a médica fitoterapeuta Dra. Berenice Cunha Wilke, o alho tem as seguintes propriedades:

- é um poderoso expectorante e antiinfeccioso, indicado para resfriado e como auxiliar no tratamento das infecções das vias aéreas.

- é vermífugo.

- atua como coadjuvante no tratamento de hipertensão arterial leve e auxilia na redução dos níveis de colesterol e na prevenção das doenças ateroscleróticas.

- é diurético.


- age contra as picadas de insetos.


As formas de utilizar o alho e seus benefícios


Quando utilizado em forma de chá, o alho serve como anti-séptico pulmonar, antiasmático e antireumático. Ademais, evita a formação de gases estomacais e intestinais (ação carminativa), cicatriza úlceras gástricas, trata a prisão de ventre e é estomáquico, aumentando a secreção dos sucos digestivos que facilitam a digestão. Seu chá também trata os problemas causados pelas varizes e é um hipotensor, ou seja, diminui a pressão alta.

“É recomendado o consumo de 600 a 900 miligramas (um dente grande) de alho diariamente.”


Já quando usado como óleo ou infusão, combate a insônia, a hipertensão, a tuberculose, os resfriados, as gripes, as bronquites e ainda cura feridas infecciosas.
Na forma de cataplasma, trata o reumatismo, e, na decocção, combate vermes (áscaris e oxiúros), pois possui ação antitóxica intestinal, impedindo a formação de flora patogênica no intestino sem afetar a flora normal. Além disso, age como bacteriostático e bactericida, reduz o colesterol e diminui a formação de placas. Se usado como ungüento, o alho trata as dores causadas pelos calos.


As virtudes do alho


A alicina, uma das substâncias presentes no alho, é uma das mais estudadas. Considerada polivalente, a alicina é capaz de reduzir os níveis de pressão arterial e até exterminar bactérias.


Outro de seus compostos, o ajoeno, apresenta poderes contra o câncer, pois reduz os radicais livres. Segundo a Dra. Wilke, há pesquisas que também apontam o alho como poderoso no combate à malária.


O alho é rico em selênio e zinco, que melhoram a ação do sistema imunológico, enquanto suas doses de vitamina C e de moléculas da família do enxofre estimulam a formação das nossas células de defesa.


100 g de alho contêm:


140 calorias


31,1 mg de vitamina C


24,9 mg de selênio


8,83 mg de zinco
De preferência o alho deve ser ingerido cru, pois, ao ser cozido, substâncias voláteis, como a alicina, acabam perdendo seu efeito

Nenhum comentário: