terça-feira, 1 de setembro de 2009

IBGE abre 33 mil vagas

Mais de 33 mil vagas temporárias foram abertas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para candidatos de nível médio. As oportunidades são para a realização do Censo Demográfico 2010 que empregará, até o próximo ano, 238 mil pessoas em todo o território nacional. A autorização para abertura dos postos de trabalho foi divulgada em abril pelo Ministério do Planejamento e o órgão já selecionou 3,5 mil profissionais para atuarem como agente de pesquisa e mapeamento em 480 municípios brasileiros. A maioria das chances será para candidatos de nível fundamental que atuarão no cargo de recenseadores, com 200 mil vagas autorizadas.

Enquanto novos editais não surgem, os interessados já podem se preparar para a seleção aberta ontem. As chances são divididas entre os cargos de agente censitário (6.722 vagas), agente censitário supervisor (23,9 mil), agente censitário de informática (1.432), agente censitário administrativo (558) e agente censitário regional (400). Os salários variam de R$ 760 (agente censitário administrativo) a R$ 1,6 mil (agente censitário regional). Para todos os cargos, a jornada de trabalho será de 40 horas semanais. Do total de oportunidades, 5% são reservadas aos portadores de necessidades especiais. E os concursados de nível médio devem permanecer atentos, porque a previsão é de que cheguem a 400 vagas para agente censitário regional, 2 mil para censitário administrativo, 1,5 mil para censitário de informática, 7 mil para censitário municipal e 27 mil para censitário supervisor.

Os contratos terão vigência de 30 dias podendo ser prorrogado de acordo com as necessidades de trabalho e disponibilidade de recursos. A previsão é de que as atividades tenham duração entre nove e 12 meses de acordo com o cargo. A divisão do número de vagas por função e local de atuação será divulgada no site da Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br), organizadora do concurso. As provas objetivas serão realizadas em seis de dezembro.
Leia mais no DP

Nenhum comentário: