quarta-feira, 30 de setembro de 2009

20% dos lares terão banda larga até o fim do ano

Até o fim do ano, 20% dos lares do mundo estarão conectados à internet de alta velocidade, um dado que esconde, no entanto, fortes disparidades entre os países, revela a consultoria especializada em tecnologia Gartner em um estudo publicado nesta segunda-feira. "Apesar da crise econômica mundial, o número de casas conectadas à internet de alta velocidade continua aumentando de forma significativa", destaca a Gartner.


"Os consumidores estão atentos a seus gastos, mas abandonar suas conexões de alta velocidade não está entre suas prioridades", afirma a analista Amanda Sabia, citada no comunicado. Em 2008, 382 milhões de casas já tinham conexão, mas este número aumentará para 422 milhões em 2009, ou seja, 10,5% a mais.


Para 2013, a Gartner aposta em 580 milhões, o que representaria uma alta de 37,4% em relação a 2009. Os países emergentes, em particular China, Brasil e Índia, terão forte desenvolvimento nestas conexões, mas a diferença em relação às nações industrializadas continuará sendo grande.


No fim de 2008, quase 20 países tinham percentuais de conexões superiores a 50%. A Coreia do Sul, com 86% de suas casas equipadas com esta tecnologia, está à frente da lista, que termina com a Indonésia (1%). No trio de poonta, estão ainda Holanda (80%) e Dinamarca (80%).

Leia mais no DP

Nenhum comentário: