sexta-feira, 10 de julho de 2009

Nanotecnologia na alimentação

Nanopartículas podem detectar bactérias, estender a durabilidade de frutos do mar e adicionar benefícios aos alimentos ou melhorar-lhes o sabor, informa a Discovery.


Ainda que a nanotecnologia não envolva manipulação genética, muitas empresas mantêm em segredo os trabalhos que têm feito. Enquanto essa atitude mantém concorrente longe, também pode dificultar a gestão dos riscos pelas agências reguladoras e a criação de leis para essas tecnologias emergentes.


Não obstante, a nanotecnologia proporciona alguns benefícios potenciais para a qualidade e segurança dos alimentos.


1. Sensor de contaminação: acende uma lâmpada ao revelar a presença da bactéria E.coli.



2. Embalagem antimicrobiana: filmes comestíveis feitos de óleo de canela ou de orégano, ou nano partículas de zinco, cálcio ou outros materiais bactericidas.



3. Melhoras no estoque de alimentos: barreiras nano-reforçadas mantêm alimentos sensíveis a oxigênio frescos por mais tempo.



4. Potencialização de nutrientes: O nano-encapsulamento melhora a solubilidade de vitaminas, antioxidantes, óleos ômega e outros ‘nutracêuticos’.



5. Embalagens ecológicas: nano-fibras feitas de carapaças de lagostas ou de milho orgânicosão ao mesmo tempo antimicrobianas e biodegradáveis.



6. Redução do uso de pesticidas: uma cobertura saturada com nano-fibras libera pesticida lentamente, eliminando a necessidade de aplicações extra e reduzindo o vazamento de químicos nas fontes de água.



7. Rastreamento, localização e proteção da marca: nano-códigos de barra podem ser criados para identificar produtos individualmente e rastrear defeitos.



8. Textura: a duração e estabilidade dos alimentos podem ser aumentadas por nano-cristais e lipídios para melhores alimentos de baixo teor de gordura.



9. Sabor: engane o paladar com bloqueadores de amargor ou ampliadores de doce ou sal.



10. Identificação e eliminação de bactérias: nano-partículas de carboidratos ligam-se às bactérias para que sejam detectadas e eliminadas.

Leia mais aqui



Nenhum comentário: