quinta-feira, 18 de junho de 2009

Pais do celular e do e-mail ganham prêmio Príncipe de Astúrias

MADRI - O criador do telefone celular, Martin Cooper, e Raymond Samuel Tomlinson, "pai" do e-mail, foram laureados nesta quarta-feira por unanimidade com o prêmio Príncipe de Astúrias de Investigação Científica e Técnica, que distingue personalidades de todo o mundo por seu trabalho em campos como cultura, ciência, esporte e pesquisa.

"Estes dois achados se encontram entre as maiores inovações tecnológicas do nosso tempo, revolucionando a maneira de se comunicar de milhões de pessoas em todo o mundo e contribuindo de maneira decisiva para o avanço do conhecimento", disse o júri em sua ata de concessão.

"Seu impacto na sociedade é representado pelos mais de quatro bilhões de usuários de telefonia móvel e os 1,5 bilhão de internautas que usam o correio eletrônico e outros serviços da internet. Tudo isso representa uma grande ajuda aos países em desenvolvimento, sendo uma fonte de igualdade e oportunidades", continua o comunicado.

Tomlinson nasceu em Nova York, em 1941. Ao inventar o correio eletrônico, trinta anos depois, resolveu utilizar o símbolo da arroba para separar o nome do usuário do endereço do servidor. O motivo da escolha foi o fato do símbolo "@" significar "at" em inglês. Ou seja, "bono@u2.com" seria lido como "bono em u2.com".

Na época a troca de mensagens ocorria entre pesquisadores e militares que utilizam a Arpanet, rede do Departamento de Defesa dos EUA que deu origem à internet de hoje. Tomlinson nunca patenteou sua ideia.

"É um privilégio unir meu nome a esta prestigiosa fundação e fazer parte de uma lista realmente impressionante de premiados com o Príncipe de Astúrias", disse Tomlinson.

Cooper nasceu em 1928, em Chicago, e se formou em engenharia elétrica. Em 1973, inventou o primeiro terminal portátil de telefonia móvel e supervisionou os 10 anos de trabalho que foram necessários para levar o produto ao mercado.

"É uma honra aceitar esse respeitado prêmio", afirmou Cooper em um comunicado. "A metade dos habitantes da Terra já usa celulares. Este é o início de um futuro em que a tecnologia sem-fio nos conectará a todos."

No ano passado, quatro pesquisadores especializados em nanotecnologia receberam o prêmio nesta categoria. O troféu de Investigação Científica e Técnica foi o quinto prêmio de oito a serem anunciados este ano, na 29ª edição do Príncipe das Astúrias.

Até o momento, o arquiteto britânico Norman Foster ganhou o Príncipe das Astúrias das Artes, a Organização Mundial de Saúde foi reconhecida na categoria de Cooperação Internacional e o naturalista britânico Sir David Attenborough recebeu o prêmio de Ciências Sociais. A Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) foi laureada na área de Comunicação e Humanidades.

Cada um desses prêmios, criados em 1981, distribui 50 mil euros e um troféu desenhado por Joan Miró. A cerimônia de premiação será em outubro, em Oviedo, com ato solene presidido pelos príncipes das Astúrias, Felipe e Letizia, herdeiros da coroa espanhola.

Leia mais aqui

Nenhum comentário: