terça-feira, 16 de junho de 2009

Enem: inscrição sem problema

Graças à ansiedade causada pelo novo processo de seleção das universidades federais, que incluíram o Exame Nacional do Ensino Médio, muitos estudantes preferiram garantir a inscrição no Enem logo no primeiro dia.
Foi o caso do fera de biomedicina Deyvidsson Alan Jansen, 18 anos, aluno da Escola Estadual Sizenando Silveira, na Boa Vista. Assim que as aulas terminaram, correu para o laboratório de informática e foi o primeiro da turma a se inscrever. O jovem levou cerca de cinco minutos para concluir o processo no site http://www.inep.gov.br/. O tempo foi o mesmo levado por outros estudantes entrevistados pelo Diario. Eles elogiaram a facilidade e a boa conexão do endereço eletrônico. Quem ainda não se inscreveu no Enem, que acontecerá nos dias 3 e 4 de outubro, não precisa se preocupar. O prazo só termina às 23h59 do dia 17 de julho. São necessários os números da carteira de identidade, do CPF e do código da escola onde o aluno terminará o ensino médio.
Até o fechamento desta edição, às 22h, o número de inscrições do Enem havia ultrapassado 100 mil ontem. Pernambuco foi o quinto estado com o maior número de inscrições: 7 mil. São Paulo (23 mil), Bahia (11 mil), Minas Gerais (9 mil) e Rio de Janeiro (8 mil) estão na frente. Neste ano a prova nacional vai substituir de forma total ou parcial os vestibulares das federais do estado. Enquanto a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) vão adotar o exame como seleção única, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai usá-la como substituta da 1ª fase. "A inscrição foi mais rápida do que pensei. Não tive dificuldades", garantiu Deyvidsson. Ele disse que, de tanta ansiedade, chegou a contar os dias para o início das inscrições.

"Tudo é diferente neste ano. O vestibular tradicional não vai mais existir e o Enem é que vai classificar os aprovados. E o meu sonho é conquistar a aprovação na UFPE", justificou. Como é matriculado na rede pública, o estudante foiisento do pagamento da taxa de inscrição de R$ 35. O local de prova será enviado pelos Correios para o endereço do jovem. Mais tranquila, a fera de direito Raiana Silva Falcão, 17, preferiu se inscrever no primeiro dia por comodidade. "É melhor agora do que deixar para última hora. Se tiver algum problema, posso corrigir em tempo", comentou a aluna do Colégio Equipe, no bairro da Torre. O processo de inscrição de Raiana ocorreu sem contratempos, com exceção do número do código da escola, exigido no formulário.

Depois de uma segunda olhada na tela do computador, ela encontrou uma ferramenta de busca que fornece o dado. "O bom é que a página funcionou sem problemas", comemorou. O número de inscrições saiu impresso no boleto bancário. A confirmação de inscrição para os alunos da rede privada só será dada após o pagamento da taxa de R$ 35. Trinta e sete das 55 universidades federais do país adotaram o Enem em suas seleções neste ano. Desse total, 17 vão usar o exame como forma única de ingresso, seja para o preenchimento de parte ou do total de vagas oferecidas.

Acesso gratuito - Além dos laboratórios de informática das escolas, os feras podem se inscrever para o Enem em 15 pontos de acesso gratuito à internet espalhados pela Região Metropolitana do Recife. Entre eles a Biblioteca Pública Estadual, na Boa Vista, e a biblioteca da UFRPE, no bairro de Dois Irmãos. O serviço Expresso Cidadão - com unidades instaladas em Olinda, na Boa Vista, no Cordeiro e na Cidade Universitária - também oferece conexão gratuita em horário comercial. Em Jaboatão dos Guararapes, uma opção é a sala de informática do 14º Batalhão de Infantaria Motorizado, aberto das 8h às 18h.
Leia mais aqui

Nenhum comentário: