domingo, 17 de maio de 2009

Wolfram|Alpha: Conhecimento acessível na Internet

Todo mundo quando tem alguma dúvida vai ao Google ou à Wikipedia para aprender um pouco sobre um tópico, mas ontem mais uma ferramenta pode ser utilizada para garimpar um pouco mais de conhecimento, essa ferramenta é o WolframAlpha.


WolframAlpha é uma iniciativa de Stephen Wolfram o criador do conhecido software Mathematica, que também serve de base para o WolframAlpha.


Mas o que é o WolframAlpha? A explicação oficial é que ele é um motor computacional de conhecimento, por exemplo se eu entrar com uma função matemática como sin(x) vou ter gráficos e uma série de informações sobre a função seno, nada mais fácil já que ele é baseado no Mathematica, mas vamos mudar um pouco, vamos comparar dados de dois países Brasil e Índia, entro com esses termos no campo de pesquisa, Brazil India,e sou presenteado com várias informações dos dois países, mapas, bandeiras, tabelas comparando índices e muito mais. Quer comparar o desempenho das ações de duas empresas? Fácil coloque o nome delas no campo de pesquisa, por exemplo, Apple Dell, e veja vários dados financeiros e gráficos mostrando o comportamento das ações.


Hoje a ferramenta ainda está sendo desenvolvida o desempenho dos servidores tem que melhorar e a base de dados ainda está sendo construída, mas é uma boa visão do conhecimento que podemos ter no futuro com as informações que estão na internet e as ferramentas certas.

Nenhum comentário: