domingo, 10 de maio de 2009

Protógenes é denunciado por fraude

O delegado Protógenes Queiroz, criador da Operação Satiagraha, foi denunciado ontem criminalmente por quebra de sigilo funcional e fraude processual. A acusação formal contra Protógenes foi feita por quatro procuradores da República com base em inquérito da Corregedoria da Polícia Federal que indiciou o delegado.

A denúncia foi protocolada na 7ª Vara Federal de São Paulo. O juiz Ali Mazloum pode receber a denúncia e abrir ação penal contra o delegado. Mas também pode rejeitar a acusação.


Para os procuradores Fábio Elizeu Gaspar, Roberto Antonio Dassié Diana, Ana Carolina Previtalli e Cristiane Bacha Canzian Casagrande, o policial - afastado de qualquer função na PF por suposta prática político-eleitoral - cometeu três crimes no período em que comandou as investigações contra o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity: duas violações de sigilo e uma fraude processual.


A fraude, avalia o Ministério Público Federal, teria ocorrido durante o tratamento dado pela PF à fita de vídeo que flagrou a suposta tentativa de suborno do delegado Victor Hugo Rodrigues Alves no Restaurante El Tranvia, em São Paulo - o lobista Hugo Chicaroni e o ex-presidente da Brasil Telecom, Humberto Braz, supostos emissários de Dantas, teriam oferecido US$ 1 milhão em troca do engavetamento do inquérito Satiagraha.


Leia mais aqui

Nenhum comentário: