sábado, 23 de maio de 2009

Pernambuco descarta último caso da gripe A

Pernambuco não tem mais nenhum caso suspeito ou monitorado de gripe A(H1N1). A Secretaria Estadual de Saúde (SES) descartou nessa seguna-feira (18) o único caso pendente.


Resultado do exame laboratorial feito no Instituto Evandro Chagas, em Belém, revelou que a mulher de 36 anos, recém-chegada de Nova Iorque, nos Estados Unidos, não está com a doença. É a primeira vez que o Estado não tem registro de suspeita do novo vírus influenza desde que surgiu o primeiro caso em monitoramento no Recife, há 20 dias.



A recifense, que apresentou alguns sintomas da gripe, está em casa. O último boletim do Ministério da Saúde (MS), no entanto, ainda coloca Pernambuco com um caso suspeito, uma vez que a atualização do governo federal é feita sempre às 9h, e o descarte pela SES só se deu à tarde.



O primeiro caso monitorado no Estado apareceu no dia 30 de abril e depois evoluiu para suspeito. Tratava-se de um rapaz de 20 anos, morador de Casa Amarela, na Zona Norte, e que voltou no dia 26 do mês passado de Orlando, no Estado americano da Flórida. O resultado do exame, pronto na última semana, deu negativo.



Além desse, Pernambuco chegou a ter cinco casos suspeitos da gripe A(H1N1). Há cinco dias, o Instituto Evandro Chagas descartou quatro. Entre eles, estava o menino americano de 1 ano e três meses, filho de uma brasileira, que ficou no isolamento infantil do Hospital Universitário Oswaldo Cruz após chegar da Califórnia, nos EUA, com sinais da doença.

Saiba mais


Nenhum comentário: