quinta-feira, 14 de maio de 2009

Detran inicia inscrições para programa CNH Popular

Lista dos classificados para as 6 mil vagas será publicada no site do Detran no dia 2 de junho; no dia seguinte, o primeiro grupo dos selecionados será chamado para comprovar as informações


Começa a zero hora desta quinta-feira (14), e vai até o próximo dia 31 de maio, exclusivamente pelo site do Detran (http://www.detran.pe.gov.br/), as inscrições para o CNH Popular 2009. O programa do Governo do Estado, lançado pela Secretaria das Cidades, garante a gratuidade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a pessoas de baixa renda.

A divulgação dos classificados para as 6 mil vagas será publicada no site no dia 2 de junho. Já no dia seguinte, o Detran irá convocar o primeiro grupo dos selecionados para comparecer à sede do órgão, no bairro da Iputinga, no Recife, ou nas Ciretrans Especiais localizada nas cidades pólos do Interior do Estado, para comprovar as informações fornecidas no ato da inscrição feita via internet.

Nesta nova versão, o Programa prioriza a mudança de categoria, com o diferencial de incluir nesse segmento a CNH E, que permite ao condutor dirigir carretas e veículos acoplados. Por isso, das 6 mil vagas previstas, 60% são para mudança de categoria, que corresponde a 3,6 mil vagas. Desse total, 70% são para categoria D, 20% para C e 10% para E. Do total de vagas, 50% são para a Região Metropolitana e 50% para o Interior do Estado.

Podem do participar do CNH Popular beneficiados do Bolsa Família, os egressos do sistema penitenciário, desempregados e alunos da rede pública. Mas além da prioridade na mudança de categoria, o CNH Popular 2009 beneficiará não somente os desempregados há mais de dois anos, mas também aqueles que nunca tiveram a oportunidade de terem uma carteira de trabalho.

Os alunos da rede pública também vão poder contar com melhorias na nova versão do Programa. Agora, aqueles que concluíram o curso há um ano ou ainda participam de programas especiais por distorção idade/série, como Travessia, Educação para Jovens e Adultos e Ensino Supletivo, poderão realizar a inscrição.

É importante ressaltar a todos os candidatos que, antes de se inscreverem procurem ler atentamente a portaria e o decreto que estarão publicados no site do Detran e estabelece as regras fundamentais para a participação no processo de seleção.

Requisitos

Além dos critérios já citados, os candidatos devem preencher os requisitos legais para retirada do documento. Os interessados à Primeira Habilitação devem ser maiores de 18 anos, saber ler e escrever, possuir Documento de Identidade e Cadastro de Pessoa Fsica (CPF), comprovar domicílio no Estado de Pernambuco e não estar judicialmente impedido de tirar a Carteira Nacional de Habilitao (CNH).

Os que aspiram mudança de Categoria que desejarem se habilitar na Categoria C devem estar habilitados na Categoria B há, no mínimo, um ano, e não ter cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima nem ser reincidente em cometimento de infração média nos últimos 12 meses.

Para habilitação na categoria D, é exigido que os candidatos sejam maiores de 21 anos e habilitados na categoria B há no mínimo dois anos, ou na categoria C há no mínimo um ano, e não ter cometido as infrações citadas anteriormente.

Já para quem deseja a mudança para a categoria E deve ter no mínimo um ano na C ou na D, possuir mais de 21 anos e não ter praticado as mesmas infrações já referidas.

Só serão habilitados os candidatos que forem aprovados nos exames psicológico, médico, teórico e prático pertinentes a cada Serviço de Habilitação, e após terem cumprido a carga horária dos cursos de formação de condutores necessários para aquela CNH solicitada.

CRONOGRAMA

Inscrições dos candidatos - De 14/05/09 a 31/05/09

Divulgação do ranking com o nome dos selecionados - 02/06/2009

Início da convocação dos candidatos selecionados para validar a inscrição - 03/06/2009


Fonte - pe360graus

Nenhum comentário: